"Resenha" do livro: Todo dia

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Resenha do livro Todo dia

      "Toda manhã, A acorda em um corpo diferente,em uma vida diferente. Não há qualquer aviso sobre quem será ou onde estará em seguida. De menina a menino, rebelde a certinho, tímido a popular, saudável a doente; A precisa se adaptar.
        Já se acostumou com isso e até criou algumas regras para si. Primeira: nunca se apegar; segunda: jamais interferir. E tudo corre bem ... até que A desperta no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon.
     A partir desse momento, as regras pelas quais tem vivido não fazem mais sentido. Por que, finalmente, A encontrou alguém com quem quer ficar; dia após dia, todo dia. Mas como esperar que uma pessoa que sempre viveu uma vida normal possa entender a realidade de A ? Ou até mesmo acreditar nela ?
      Enquanto lutam para se reencontrar a cada 24 horas, ambos precisam enfrentar seus próprios demônios, superar suas limitações e redefinir com alguém que muda a cada dia ? E até onde A acha justo (ou ético) interferir nas vidas de quem habita? Mas, principalmente, o amor pode mesmo vencer qualquer barreira ?"
       
     O livro "todo dia" é narrado por A, um espírito ou algo sobrenatural que todos os dias entra em uma pessoa diferente, aparentemente A já está acostumado com essa vida e cria ate regras sobre o que seguir a vida da pessoa normalmente sem que as outras percebam que não é bem a pessoa que está lá. Homens, mulheres, qualquer um, A não é satisfeito com essa vida mas encara que é a vida dele, ele entra em pessoas de 16 anos o que me fez gostar mais porque tenho quase 16 anos e posso sentir o que cada pessoa está sentindo porque é a idade que ele teria e que nunca podia habitar um corpo a mais de um dia, mas isso é tudo que ele sabe sobre a pessoa. Quando eu ouvi falar desse livro eu achava que ia ser uma leitura difícil para me adaptar a um personagem diferente a cada dia do livro, mas não. Um livro inspirador que traz vários ensinamentos e podemos ver um pouco de cada pessoa da maneira que ela ver o mundo.
"No fim, acabei aceitando. Percebo que esta era a minha vida, e que não havia nada que eu pudesse fazer. Eu não podia nadar contra a maré, por isso decidir nadar com ela" Pág 93
    O começo do livro pode ser um pouco complicado porque nem A sabe direito como funcionava as coisas, ele podia entra na mente da pessoa que estava no dia, ver suas lembranças, quem era, sua família, mas ele não sabia o que a outra pessoa poderia se lembrar sobre o dia que ele passou por lá, ele se sentia mal porque nunca teria uma família, nunca poderia ver os amigos e nada por pelo menos um dia. A vida dele era bem normal ate entrar no corpo do Justin o namorado de Rhiannon e se apaixonar por ela, a única que conquistou ele, a única que devia lutar por mais de um dia, a única em quem confiava. Justin e Rhiannon tinha um relacionamento difícil, Justin não sabia aproveitar seu tempo com ela, mas A fez isso mudar e depois desse dia toda a rotina de A mudou, porque ele só conseguia pensar nela. 
        Tirando um pouco o romance quase impossível dos dois, o livro nos mostra ensinamentos e podemos ver uma opinião para cada pessoa que A visita, ele entra em homens, homossexuais, mulheres, gordos, magros, tímidos, populares, pessoas com depressão, jovens que trabalham, que tem uma rotina normal, pessoas lindas, magras, gordas, nerds, pessoas felizes, pessoas arrogantes que só pensam nela, religiosas e muitas outras pessoas o que deixa a história perfeita ! Você pode achar cada ponto de vista e como a pessoa se sente, e A que só seguia a rotina da pessoa quebra as regras e tentar ajudar as pessoas em volta. 
"É muito difícil ter uma noção verdadeira do que é a vida quando se está num único corpo. Você fica tão preso a quem você é. Mas quando quem você é muda todos os dias, você fica mais próximo da universalidade. Mesmo dos detalhes triviais. Você percebe que as cerejas tem gostos diferentes. Que o azul parece diferente. Você vê todos os estranhos rituais que os garotos têm para demonstrar afeição sem admitir. Você aprende que, se um dos pais lê para você no fim do dia, é sinal de que é um bom pai, porque já viu muitos outros pais que não têm tempo para isso. Você aprende o verdadeiro valor de um dia, porque todos os dias são diferentes" Pág 93
     Depois de Rhiannon, a vida de A nunca mais foi a mesma, ele confia nela, mas será que mesmo ela sabendo toda a verdade o amor vai continuar ? Será que o amor pode passar por cima de todas essas barreiras ? Rhiannon consegue amar todos os dias corpos diferentes do mesmo jeito ? Como Rhiannon pode reagir quando souber o jeito de vida de A ? Muitas perguntas e várias respostas. 
"Seria fácil demais dizer que me sinto invisível. Em vez disso, me sinto dolorosamente visível e totalmente ignorado." Pág 107
"Desejo de pegar um momento e transformá-lo em eternidade. O desejo de ficar assim por muito mais do que realmente vai durar" Pág 200
"Queria que o amor conquistasse tudo. Mas o amor não conquista tudo. ele não pode fazer nada sozinho. Ele depende de nós para conquistar em seu nome." Pág 242
"Se você olhar para o centro do universo, existe frieza lá. Um vazio. No final das contas, o universo não se importa conosco. O tempo não se importa conosco. É por este motivo que temos que cuidar um do outro" 
Opinião: Praticamente devorei o livro, li em 4 dias, só falava nesse livro, me revoltava no twitter, acabei de ler ontem, 00h e fiquei olhando pro nada e agora o que será da minha vida ? HAHAHAHA acho que esse deveria está na lista de livros para ler antes de morrer porque este livro é incrivelmente fantástico e é daqueles para se pensar na vida e se colocar no lugar dos outros, aqueles que te dá uma tapa na cara e te coloca para realidade. Do david levithan eu só tinha lido o Will Will e é totalmente diferente, no livro Will Will o david escreve de uma maneira mais relaxada, o todo dia já é um assunto mais sério e de uma escrita perfeita agora quero saber tudo sobre este autor, não precisa nem dizer que está na minha lista dos favoritos né ? Para acabar: "É pouco másculo falar que este livro me fez chorar ? É ? OK, então vou dizer que este livro é incrível, e, com licença, tem alguma coisa no meu olho." -Daniel  Handler HAHAHAHA apenas isso que acontece. Ah, quero obrigado Submarino por fazer promoção desse livro :P

Não poderia ser menos que 5 estrelas.

 
 

6 comentários:

  1. Também comprei o meu no Sub, menos de 5 reais. ♥ kkkkkk
    Eu dei 4 estrelas, não gostei muito do final, sei lá, acho que poderia ter um desfecho diferente. O autor criou uma expectativa em mim que não foi correspondida. Mas é um bom livro. Me prendeu logo no primeiro capítulo, li em 2 dias. rs!
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei o final meio que necessário, mas ele podia explorar mais o assunto do pastor e tal. Mesmo com aquele final eu amei HAHAHA finais trágicos <3 Sou tão mal, nossa.

      Excluir
  2. Oi Leo!
    Ah, esse livro é lindo demais. O David sabe escrever uma boa história. Eu me apaixonei pelo livro demais. Submarino e suas MARAVILHOSAS promoções!


    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA SIM ! Viva a submarino, que mesmo o frete a maioria das vezes ser caro, tem sempre uma boa oferta

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. amo dms, obg por me indicar esse livro <3333333333333

    ResponderExcluir