"Resenha": A menina que não sabia ler

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Resenha do livro A menina que não sabia ler

Sinopse: 1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?




Antes de começar a resenha eu queria falar uma coisa: Esse livro é tenso.

        O livro conta a história de Florence que vive com seu irmão Giles e os criados na mansão do seu tio, ela não sabe nada sobre o passado dela, sua família. Florence e Giles vivam livres nessa mansão e passavam os dias brincando (Longe do lago pois todos sabem que é perigoso) e recolhendo nas horas para refeições e afins, Florence é uma garota normal, porém a noite ela tem sonhos estranhos com algum mal que podem fazer ao Giles, ate que chega um dia que Giles precisa ir para um colégio interno deixando a pobre garota sozinha com seus livros e um amigo com asma que ia visitar ela alguns dias.  

     Florence é proibida de ser alfabetizada ate porque se passa em 1891, não se contentando com as regras do tio um certo dia ela resolve entrar na biblioteca, aprender a ler sozinha e ler vira sua paixão proibida e entramos em contato com a vida secreta de uma leitora. Após um tempo de suas visitas misteriosas a biblioteca o Giles é dado como imaturo para ficar na escola e é preciso ter uma tutora em casa para dar aulas ao Giles. A primeira tutora morre no lago e depois de um tempo chega uma nova tutora que é muito misteriosa e a Giles tem certeza que ela é um fantasma da tutora anterior e quer sequestrar o Giles, Florence coloca isso na cabeça e bola planos para não acontecer isso, ela de uma menina de 12 anos normal do meio para o fim do livro ela começa a não parecer ser muito normal e chega uma certa parte que o leitor pode ate duvidar de Florence e não saber quem está falando a verdade.

   O livro é uma leitura devagar, o nome do livro e a capa não é tão coerente quanto achava porque o clímax do livro não está em ela saber ler, mas nos mistérios que acontecem ao longo do livro. Sempre o tio misterioso da Florence é sempre citado, mas não se diz nada sobre ele e nem mesmo a Florence sabe nada sobre ele, o cenário é sempre o mesmo alternando entre a casa, a cidade, a biblioteca e o local secreto da Florence. 

  Opinião: Quando eu comecei a ler o livro eu achava que ia ser uma leitura leve, mas acabei me enganando pois me deixou muito aflito e quem me segue no twitter viu que esse livro mexeu comigo. Não foi um dos melhores livros, achei uma escrita difícil e ações feitas pela personagem incoerente para uma menina de 12 anos. Achei o livro um pouco confuso e assustador ! Achei que o ponto principal da história era aprender a ler, ou descobrir o passado ou pelo menos desvendar os mistérios da tutora, porém não é isso que acontece, não sei se o próximo livro (lançou a segunda parte) se vai desvendar esses mistérios. o final é revoltante e as atitudes da Florence me revolto HAHAHAHAHA. 

Frases do livro:
Resumi o livro nessa frase:
“É uma história curiosa a que tenho de contar, uma história de difícil absorção e entendimento, por isso é uma sorte que eu tenha as palavras para cumprir a tarefa.”

 “No entanto, esses mesmos adultos cautelosos não perceberiam o surgimento da ameaça real para nós, crianças, pois, ao contrário de nós, apesar de toda a sua conversa sobre fantasmas e monstros na casa, fazia muito tempo que haviam deixado de ouvir os passos inexplicáveis no escuro.” 


 “não podia entregar-me demais às palavras que flutuavam diante dos meus olhos e na minha cabeça e desconcentrar-me do meu destino.” 


"Mas talvez tudo isso fosse apenas a minha imaginação, esse amor pelo rebuscamento, a imaginação da minha mente."


 Reações que fiz com o livro:



Nessa mesma ordem

Nota para o livro: 
Apesar de não ter gostado muito, me diverti com ele


E acabo a "Resenha" com essa frase: "O que preferia ter, uma perna cortada ou um dos olhos arrancados ?" Quem leu entende 

9 comentários:

  1. Seu medo por esse livro gnt HAHAHAH Parece bizarro, só

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHHAAHAHHAHA TU SABE QUE ESSE LIVRO ME DA MEDO !

      Excluir
  2. Oi Leonardo, eu amei esse livro. Concordo com você que ele é um pouco difícil às vezes, mas isso foi um fator que, em minha opinião, contribuiu para a tensão do livro. Teve umas partes em que também fiquei assustada, mas achei o livro ótimo, pois ele tem uma escrita requintada e envolvente. E o final foi de nos deixar de queixo caído rsrsrsrs.
    Beijo

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, mas fiquei de queixo caído e revoltado HAHAHAHA, e o lançamento do a menina que não sabia ler 2 ? Não faço ideia de como o autor vai continuar ! O que você acha ? Já tenho minhas opiniões, o livro deixou algumas questões em aberto, espero que elas sejam concluídas com o segundo livro.

      Excluir
  3. Tenho esse livro mas não tive a oportunidade de lê-lo ainda por causa das resenhas dos parceiros, mas pretendo lê-lo em breve :)
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ler que já lançou o 2 ! Hahahaha

      Excluir
    2. Oi Leonardo,
      Ah esse livro é incrível! kkkk
      O final me surpreendeu tanto que eu ainda tô chocada e ainda não sei se gostei ou não. Detalhe que li já faz dois anos. kkkk
      Tô doida pela continuação! :D


      Mari Siqueira
      http://loveloversblog.blogspot.com

      Excluir
  4. Quando eu peguei o livro, achei que seria frescura sua dizer que da medo, até pq OLHA QUE CAPA FOFA, mas eu estava errada :c
    DA MUITO MEDO
    FEELS ABALADOS E TUDO MAIS
    Além disso, a Editora Leya cagou pra edição. O título original é "Florence and Giles" e a capa americana é uma gralha preta em meio do branco da neve, com uma fonte gótica. Coisa que ao ver, vc diz "Vai ser foda"
    Não achei lá essas coisas, meio confuso e com uma escrita difícil, mas gostei do mistério, além de não ter esclarecido exatamente tudo sobre ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi a capa americana, SINISTRA ! E sim, a capa do Brasil não tem nada a ver com a história, nem o título. Super confuso e algumas perguntas sem respostas, mas quem sabe o 2 ?

      Excluir