Resenha do Conto: Missa do Galo

terça-feira, 15 de julho de 2014

Resenha do Conto: Missa do galo de Machado de Assis

Então, sabe aqueles contos/textos/livros que sua professora te obriga a ler ? Desse mesmo que estou falando, me interessei tanto por um conto que precisei ler para a escola que resolvi ate criar um post no Blog sobre ele, não leio muito coisas nacionais Preciso ler mais, nem contos, poesias, mas graças as aulas de português me interessei mais por esses gêneros que não dava a mínima, estou apaixonado por contos e amanhã tenho uma prova sobre o conto “Missa do Galo” de Machado de Assis, quem me segue no twitter viu que me apaixonei pelo conto. É um conto simples, mas cheio de entrelinhas Porque contos né minha gente, tem que ler palavra por palavra com cuidado porque se não você deixa alguma metáfora maluca e espetacular escapar, com esse texto não foi diferente, ontem eu estava reclamando do conto de 7 páginas que ia cair na tal prova e hoje em um relacionamento sério com esse conto hahaha. O que falar desse conto que antes de ler eu odiava e hoje considero tanto ? Sem mais delongas, o conto de Machado de Assis.

O Conto conta a história de um jovem de 17 anos, Nogueira que morava no interior e está se hospedando na casa de Menezes que é casado com Conceição, ele resolveu passar a noite de natal na casa de Menezes para assistir a tal missa do galo que ele achava que ia ser muito melhor do que lá no interior. Na casa mora Menezes, Conceição, a mãe de conceição e as criadas. Menezes trai a sua esposa sempre dizendo que ia ao teatro, mas todos sabem que ele vai para sua amante, a esposa demonstrava ser uma santa pois aguentava as traições do marido sempre calada.

          Nogueira resolve não dormir para ir a tal missa com o jovem que mora ao lado, lá estava ele entretido lendo um romance quando escuta passos, o que era muito estranho pois todos se recolhiam todos os dias ás 10 horas, mas era apenas conceição, a partir daí começa um diálogo de Conceição com Nogueira sobre diversos assuntos como livros, quadros, etc. E também começa um jogo de sedução da parte da Conceição que parecia uma Santa, mas de santa não tinha nada e assim passa as horas, mas será que ainda daria tempo para ir a missa ?

         Opinião: Preciso urgentemente de pessoas para eu debater sobre esse conto HAHAHA, se você não leu o conto e se importa com spoiler então não leia a partir daqui, vai ler o conto e depois volte. O que vocês acham do conto ? Pesquisei mais para saber sobre as opiniões e encontrei várias coisas interessantes como: No início do conto ele fala que nunca entendeu aquela conversa que teve com Conceição, não é um pouco estranho ? Na época ele tinha 17, já dava para perceber o jogo de sedução da Conceição, mas mesmo depois de anos ele ainda não tinha entendido ? No final com o “Adeus ate amanhã” de conceição, acham que o Adeus foi proposital já que eles iriam se ver amanhã ? Outra parte que me chamou atenção foi:
“fincara os cotovelos no mármore da mesa e metera o rosto entre as mãos espalmadas. Não estando abotoadas as mangas, caíram naturalmente, e eu vi-lhe metade dos braços, muito claros, e menos magros do que se poderiam supor. A vista não era nova para mim, posto também não fosse comum;” 

O que vocês acham que ele quis dizer com a vista não era nova para mim ? Tem mais a respeito do conto que quer falar ? Só deixar nos comentários

Um comentário:

  1. Oi Leonardo, tudo bem?

    sei mt bem como vc se sente. Várias vezes eu quero debater sobre um livro, mas ninguém que eu conheça leeeeu! É uma sensação horrível, né? Infelizmente não vou poder debater com vc pq não li tb =(

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir