Resenha de Como Eu Era Antes de Você.

sábado, 16 de agosto de 2014

Resenha: Como Eu Era Antes de Você


Sinopse:
Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.


Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.


Acho que sou a única que pessoa que não gostei tanto desse livro, se você gostou, não me mate ! Se você ainda não leu, leia, mas comigo não rolou. Não sei se é porque eu já fui no começo com uma má impressão do livro, eu vi a sinopse ok. Mas ai quando fui ler parecia novela das 21h, aquele tetraplégico rico que não tem vontade de viver e aquela menina pobre que vai trabalhar com ele e fazer com que ele mude a maneira de pensar, os dois se apaixonam e fim. O livro não é igual a isso, mas também não é tão diferente.
“As coisas poderiam mudar, crescer ou fenecer, mas que a vida continuaria. Que todos nós éramos parte de um grande ciclo, algum tipo de arranjo cuja finalidade só Deus poderia entender.”
Louisa Clark mora em uma cidade pequena com um ponto turístico que é do castelo, ela mora com o pai, a mãe, a irmã Treena, Thomas o filho de Treena e o avô. Quem sustenta quase tudo é a pobre Louisa e quem é a filha favorita ? É a Treena ! Coisa que me irrita número 1: O livro todo ela fala de Treena que todos acham ela a melhor e tal, não tenho irmão, mas acho isso tão bobo e infantil e uma citação que o livro diz e é super para a Louisa “O dedo mindinho de Thomas era mais maduro que eu.” – Como eu era antes de você. Louisa Clark tem um relacionamento com um corredor que só pensa em corridas e no próprio corpo. Em geral o que me irrita é ela repetir várias coisas que a gente já sabe, a gente já sabe que esse corredor não é bom para a pobre mocinha da Louisa, mas ele insisti nisso o livro todo. Todos levavam uma vida normal ate o café que ela trabalhava fechar, e agora quem iria sustentar todo mundo ?
“Onde há vida, há esperança, não é assim?”
Louisa Clark tenta vários empregos ate achar um como cuidadora de Will Traynor um tetraplégico que odeia a vida e a cadeira pois antes ele tinha uma vida boa, uma mulher e todas essas coisas de riquinhos, Will não tem mais sentido de viver, será que Louisa a pobre desajeitada vai conseguir fazer que Will se anime ? Esse é o clímax da história. Agora calma, não foi só coisa ruim que achei no livro, dei muitas risadas e no final do livro eu já estava tão envolvido que dei muitas lágrimas. Sem contar que o “Como eu era antes de você” é um ótimo nome ! Porque tem tudo a ver com a história.
“Você só pode ajudar alguém que aceita ajuda.”
Esqueci de falar de como o livro trata sobre tetraplégicos e é muito bom e muito apto a sociedade atualmente. Gostei muito de tudo que ele mostrou sobre a dificuldade das pessoas com essa deficiência, os olhares preconceituosos das pessoas e o próprio olhar preconceituoso dele mesmo, acho que a autora tratou dessa deficiência muito bem.
            “Há coisas que você não percebe ate acompanhar uma pessoa numa cadeira de rodas. Uma delas é como a maioria dos calçamentos é mal conservada, com buracos mal remendados ou desnivelada.”
Opinião: Na metade do livro ele me fez esquecer a coisa da novela das 21h, mas não foi suficiente para mim, ri, chorei, xinguei, disse pra todo mundo, soltei spoiler cof cof. Não foi uma leitura ruim, o final detonou com minhas expectativas, mas acho que não li o livro no tempo certo, estou cansado de romances, porém esse não é um romance cansativo.
“Sem amor, eu já teria afundado várias vezes.”
“Alguns erros ... Apenas têm consequências maiores que outros.”
“Você é a única coisa que me dá vontade de levantar da cama.”

“Poucas coisas ainda me fazem feliz, e você é uma delas.”
Só 3 estrelas Leonardo ? Como assim ? Não me matem.

15 comentários:

  1. Olá! Tudo bem?
    Eu nunca tive muito interesse em ler esse livro, mas depois dessas citações eu fiquei curiosa... Obrigada pela resenha, vou colocar esse livro nas minha lista de "leituras futuras".
    Até mais! \ô

    -My
    www.voe-paralonge.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As citações são armosinhos mesmo <33
      Volte sempre por aqui o/

      Excluir
  2. Eu nunca li esse livro, mas ouço muita gente falar bem dele e por isso estou curiosa. Gostei muito da sua resenha, ela foi bem realista. Acho que o 4º parágrafo saiu cortado, dê uma olhadinha, mas no mais tá tudo ótimo! Eu confesso que também não tenho muita paciência para romances e a sinopse desse livro é mesmo parecida com novela, mas as pessoas ficam tão empolgadas com ele que minha curiosidade não aguenta.
    Beijos

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Obrigado por acompanhar. Saiu cortado mesmo, vou ajeitar, muito obrigado mesmo <333

      Excluir
  3. Oi Leeeeeeeeeeeo! <3 Td bem?
    Então, todo mundo AMA Jojo Moyes, fiquei muito surpresa ao ler que vc nem gostou tanto assim!
    Mas eu acho que é pq é algo mais voltado a meninas meiga e sonhadoras (sem preconceito), talvez essa leitura agrade mais o público feminino. Nunca li, então não posso opinar...
    Enfim...
    Beijão!!
    http://bagagemliteraria1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHA sim, acho que é mais voltado para o público feminino, agora que amadureci cof cof, nem Nicholas Sparks me agrada mais HAHAHAHA, estou cansado desses romances sabe ? Apesar desse ser diferente, mas não vou parar, uma outra época vou ler outro livro da Jojo Moyes porque todo mundo ama mesmo.

      Excluir
  4. Oi Leonardo, tudo bem?

    Eu achei que esse livro seria "o" livro hahaha Todo mundo fala tããão bem! Só ouço/leio coisas positivas.
    Como você achou cansativo devido ao fato de estar cansado de romances, posso considerar ele um livro bom, mesmo assim. Fiquei curiosa.

    Beijocas
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo ama esse livro mesmo, acho que sim, tudo coisa da época, se eu tivesse lido esse livro um ano atrás talvez na época que li a culpa é das estrelas eu teria AMADO, mas depois de eu ter me envolvido nessas distopias maravilhosas to cheio de romance sabe ? Mas quando meu gênero literário mudar de novo ai leio outro livro da Jojo, não é um livro ruim, mas para mim não rolou sabe ?
      Beijos

      Excluir
  5. Eu li o livro há pouco tempo e também fiz uma resenha no blog, mas confesso e que fiquei de ressaca literária por dias por causa dele. Claro que também concordo que o livro tem os clichês clássicos dos romances, mas a parte que trata da realidade dos tetraplégicos me deixou bastante impressionada porque eu não conhecia muita coisa que tem no livro, como uma matéria que saiu na revista Época sobre a Dignitas.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      O quarto parágrafo que cortou e eu ainda não ajeitei por motivo de tempo justamente falava sobre isso, como o livro trata sobre os tetraplégicos a maneira que eles enfrentam, a dificuldade, o preconceito. Nessa parte do livro é sem palavras. Perfeito <3

      Excluir
  6. Ei Leo

    Não acredito!! Este livro é tãooo perfeito! rsrsrs.
    Romances sempre tem um lado clichê, não tem como fugir dissol Mas eu achei muito real e muito bonito, principalmente tudo sobre a doença dele. E tbm a forma como ela amdurece tanto durante o livro, muita gente reclama daquele final, mas se fosse outro final aí eu não teria amado tanto rs.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei do final, gostei do livro, mas não sei. Tenho uma implicância com aquele personagem HAHAHA, não me agradou tanto :/ Mas vou ler em outra ocasião, quem sabe não goste mais ?

      Excluir
  7. Olá, Leo.
    Eu confesso que ter gostado muito desse livro, mesmo não achando um livro perfeito e etc, mas achei bem inusitado e com um romance cativante, pena que não te agradou taaanto.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei a sua resenha :D

    Adorei o seu blog e já estou a seguir :)
    Também curti a sua página de facebook (Daniela DS).
    beijos,
    Daniela
    http://ddocesonhadora.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/ddocesonhadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn que amor <3 Também adorei seu blog e já estou seguindo !

      Excluir