Resenha do livro Se eu ficar

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Resenha do livro 'Se eu ficar'

Essa capa <3

Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 







O livro é narrado por mia que é a protagonista e ela é daquelas meninas que tem poucas amigas (uma na verdade) e é nerd, Mia ama (ama muito, demais) música e toca violoncelo, ela se sente diferente de seus pais porque eles preferem rock e ela música clássica, Mia tem um irmão e se dar super bem com sua família, tudo ia normal ate ela, seu irmão e seus pais irem viajar de carro em um dia de neve e sofrer um acidente.
"O meu povo sabe lutar como ninguém, mas com palavras."

De repente Mia ainda consegue ouvir a música que tocava no carro, mas ela sente que não está no corpo dela, ela fica meio sem entender e ver os pais mortos e o carro todo quebrado e levam ela para o hospital e ela descobre que está em coma, nesse aspecto do acidente eu achei que faltou um pouco de drama, não sei como reagiria vendo meus pais mortos e eu sendo uma “alma”, mas acho que faltou um desespero.
"Essas pessoas dentro dos carros devem ter algum lugar para ir, mas muitas delas não fazem o retorno. Elas saem dos seus carros, protegendo-se do frio com seus próprios braços, e se aproximam da cena. Depois, desviam o olhar, algumas delas choram e uma mulher passa mal. E, mesmo sem saber quem somos e o que aconteceu, elas rezam por nós. Posso sentir suas orações"
Então Mia é levada ao hospital e narra o que ela esta vendo, algumas partes do livro são flashbacks, mas cada flashback é de uma coisa, por exemplo o namorado vai visitar ela ai ela lembra das coisas que viveu com o namorado e vai narrando, eu demorei um pouco para me acostumar com o flashback, mas consegui. O namorado dela toca em uma banda de rock que está fazendo sucesso e ela novamente conta como é gostar de música clássica e ter um namorado que ama rock, acho que pelos flashbacks (estou repetindo muito essa palavra) eu não consegui me envolver tanto com os outros personagens como seus pais ou o namorado, mas de cara super gostei da amiga dela, a Kim que aparece poucas vezes, mas para mim foi o que salvou o livro.

"As pessoas acreditam no que querem acreditar"

Mia ficava vagando pelo hospital, tendo memórias do passado, vendo seus familiares no hospital e seu corpo em coma ate que uma enfermeira conta a seus avós que a escolha é dela. Daí que vem o nome “Se eu ficar”, ela tem que escolher se ficar na terra com seu namorado e seus familiares (os que restaram) ou vai para a incerteza que é depois da morte. Falaram comigo algo sobre religião no livro, mas não identifiquei nenhuma crença dentro do livro, o livro não fala sobre uma religião específica nem o que acontece depois que uma pessoa morre.
"A perda será uma grande dor, o tipo que não parece muito real num primeiro momento, mas depois consegue tirar o nosso fôlego." 

Eu gostei da Mia, mas em algumas partes eu me incomodei com o jeito que ela ama música, calma, eu amo música também, mas em toda página, todo assunto tinha que ter música no meio, ate na parte de sexo “Toque em mim como se eu fosse um instrumento” não é com essas palavras que está no livro, mas é alguma coisa assim, algumas pessoas amaram, mas não, para. Também me incomodou o flashback que cortou o clima, estava em uma parte bem emocionante e ela lembra de algo e corta a emoção em algumas partes, tirando isso é um livro bom, chorei e é leve, mas é um YA como sempre, se você já está cansado de livros assim melhor deixar esse livro para depois.
Às vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vêm até você.

Uma parte que me chamou bastante atenção e assim eu fiquei Mia, te amo foi quando ela cita sobre o homem que “causou” o acidente. 
“Não importa qual seja a gravidade dos seus ferimentos. Penso em como deve ter sido para ele acordar numa terça-feira de manhã, pegaro caminhão para ir trabalhar em algum moinho ou talvez para abastecer o estoque de algum supermercado ou ainda simplesmente ir a uma lanchonete pedir ovos fritos para o café da manhã. O Sr. Dunlap, que provavelmente era uma pessoa feliz ou talvez tivesse uma vida muito difícil, um homem casado, com filhos ou um solteirão. Mas seja lá qual fosse a sua situação ou quem ele fosse naquela manhã, o Sr. Dunlap não era mais a mesma pessoa. (...) Como é que se pode conviver com isso ? Por um momento, tenho a ilusão de que vou melhorar e sair daqui e que irei até a casa do Sr. Dunlap, para aliviar-lhe o peso dos ombros, para assegurar-lhe de que ele não foi o culpado. Talvez nós possamos até nos tornar amigos."
Minha amiga Manu tava lendo também esse livro, ela amou tudo, acho que depois dessa vida de blogueiro estou muito chato com livros HAHAHA, gostei e não gostei, mas gostei. Me emocionei e é um livro que eu não me arrependo de ter lido, mas acho que DESSA VEZ o filme será melhor que o livro.
3 Estrelinhas, gostei, mas não gostei

Nenhum comentário:

Postar um comentário